8 3Perfil da utilização de drogas lícitas e ilícitas por universitários de uma instituição privadaA percepção de adolescentes usuários e não usuários de maconha sobre problemas de comportamento 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

SOUZA, Joseane de; CARVALHO, Ana Maria Pimenta    TEODORO, Maycoln Lêoni Martins. Esposas de alcoolistas: relações familiares e saúde mental. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2012, 8, 3, pp.127-133. ISSN 1806-6976.

Esposas de alcoolistas têm sido apontadas pela literatura como tendo mais vulnerabilidade para o desenvolvimento de alguns distúrbios psiquiátricos, como a depressão. O estudo objetivou descrever: características sociodemográficas, relação com marido e filho e o histórico familiar de esposas de alcoolistas. Participaram do estudo quatorze esposas. A coleta de dados foi realizada através de duas visitas domiciliares, sendo utilizados os seguintes instrumentos: roteiro de identificação, inventário de depressão de Beck, entrevista semiestruturada sobre histórico de vida e o familiograma. Resultados demonstraram que as esposas apresentaram sinais de depressão, conflito na relação conjugal e relacionamento mais próximo com o filho.

: Saúde Mental; Saúde da Mulher; Alcoolismo; Psicologia; Relações Familiares.

        · |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )