9 1Fatores de risco para o uso na vida e no ano de álcool entre adolescentes do ensino médioInstituição psiquiátrica de longa permanência: perfil de pacientes e indicadores de recursos humanos 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

BENEDICTO, Rubia Paixão et al. Analysis of evolution of mental and behavioral disorders through International Classification of Diseases review. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2013, 9, 1, pp.25-32. ISSN 1806-6976.

Este estudo teve por objetivo descrever a criação e a evolução de três categorias diagnósticas do capítulo V da Classificação Internacional de Doenças, denominadas na Classificação Internacional de Doenças-10: 1) transtornos de humor, 2) esquizofrenia e 3) transtornos mentais e comportamentais, devido ao uso de substâncias psicoativas, desde a sexta revisão à décima (atual). Foram descritas as mudanças dessas categorias entre as Classificações Internacionais de Doenças, as mudanças de códigos e quantificado o número de agrupamentos, categorias e subcategorias. Observaram-se mudanças significativas, incorporações de novas definições e redefinições. Concluiu-se que as alterações ocorridas acompanharam a trajetória das doenças e transtornos psiquiátricos que foram carregados de expressões que remetem ao preconceito e à exclusão, destacando-se, além da expansão do número de categorias, o melhoramento no conteúdo do capítulo V.

: Classificação Internacional de Doenças; Transtornos do humor; Esquizofrenia; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias.

        · | | |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )