9 1Instituição psiquiátrica de longa permanência: perfil de pacientes e indicadores de recursos humanosConsumo de crack e a tuberculose: uma revisão integrativa 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

DADALTE, Aline Cristina et al. Representações do uso de tatuagem e piercing. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2013, 9, 1, pp.41-47. ISSN 1806-6976.

O presente estudo investigou diversas representações identitárias da tatuagem e do piercing para seus usuários, bem como os preconceitos relacionados a esses. Para isso, foram entrevistados 10 sujeitos portadores de tais adornos. Os resultados apontaram três diferentes categorias de representações para os portadores de adornos: complemento estético, significação pré-estabelecida do desenho e marca permanente de um momento significativo na vida. Divergências nas representações desses tipos de enfeites são responsáveis por gerar atitudes preconceituosas para com aqueles que os possuem. Mesmo frente à discriminação e ao caráter estigmatizado trazido pelos adornos, os entrevistados relataram não terem se arrependido por optar pelo seu uso, o que pode ser considerado um fator constituinte da identidade, seja essa pessoal ou grupal.

: Ego; Tatuagem; Piercing Corporal; Preconceito.

        · |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )