9 2Percepção da gestante sobre o consumo de drogas ilícitas na gestaçãoPerfil dos usuários com diagnóstico de transtornos de personalidade de um serviço de saúde mental 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

GLORIA-GARCES, Carmen    VEDANA, Kelly Graziani Giacchero. Reflexo do consumo de estimulantes no sistema nervoso central nos estudantes de enfermagem e medicina de uma universidade chilena. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2013, 9, 2, pp.64-69. ISSN 1806-6976.

O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência de consumo de psicoestimulantes, em estudantes de enfermagem e medicina, numa universidade chilena, e as características pessoais e motivações para o consumo dessas substâncias. Esta pesquisa é descritiva, transversal e com abordagem quantitativa. Participaram 92 estudantes. A obtenção dos dados ocorreu em 2011, mediante pesquisa estruturada. Foi utilizada estatística descritiva para análise dos dados. Os estudantes eram jovens e 35% já tinham consumido psicoestimulantes. As principais motivações para o consumo foram prazer, a necessidade de não dormir e estudar. Foi observada pouca diferença no consumo entre essas motivações. Pesquisas dessa natureza são importantes para caracterizar as pessoas que usam substâncias, monitorar os padrões de consumo e poder projetar estratégias.

: Estimulantes del Sistema Nervioso Central; Estudiantes de Medicina; Estudiantes de Enfermería.

        · |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )