10 1Consumo de álcool e problemas emocionais relacionados ao diabetes mellitusInternação psiquiátrica: significados para usuários de um centro de atenção psicossocial 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

KANTORSKI, Luciane Prado et al. O uso de tabaco entre usuários de centros de atenção psicossocial e serviços residenciais terapêuticos. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2014, 10, 1, pp.17-22. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i1p-17-22.

Pessoas portadoras de transtornos psíquicos tendem a ser um grupo mais vulnerável ao hábito de fumar. Ante a relação existente entre tabagismo e a ocorrência da doença mental, surgiu o interesse de se verificar o consumo de tabaco em usuários de Centros de Atenção Psicossocial e Serviços Residenciais Terapêuticos. Trata-se de estudo descritivo e quantitativo, realizado com 392 usuários de serviços de saúde mental, mediante aplicação de questionários. Os principais dados revelados foram a prevalência do fumo entre essa população e a relação com o diagnóstico, pois essas pessoas apresentavam padrões comportamentais somados ao tratamento farmacológico, que justificam o gosto pelo hábito de fumar. Portanto, deve-se pensar na redução de danos e prevenção como estratégias de cuidado a essas pessoas.

: Centros de Reabilitação; Transtornos Mentais; Hábito de Fumar.

        · |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )