10 1O uso de tabaco entre usuários de centros de atenção psicossocial e serviços residenciais terapêuticosPsicose e drogadição: a construção do caso na clínica de enfermagem 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

ELY, Gabriela Zenatti et al. Psychiatric admissions: meanings for the patients of a psychosocial care center. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2014, 10, 1, pp.23-28. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i1p-23-28.

OBJETIVO: compreender os significados da internação psiquiátrica para usuários de um Centro de Atenção Psicossocial. METODOLOGIA: pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. O cenário foi um Centro de Atenção Psicossocial, no Sul do Brasil, no período de janeiro a março de 2010. Foram entrevistados 10 usuários, sendo a questão orientadora: fale-me como foi para você estar internado em uma unidade de internação psiquiátrica. Utilizaram-se a análise hermenêutica e o pensamento foucaultiano. RESULTADOS: desvelaram-se dois temas - percepção da internação numa unidade psiquiátrica: hospital como lugar do doente mental, sentimentos e relações com o outro, e percepção da equipe de saúde - a rotina de trabalho e a conduta da equipe de saúde. CONCLUSÃO: com o fenômeno desvelado foi possível perceber que a internação psiquiátrica é vivenciada pela ambiguidade.

: Saúde Mental; Estresse Psicológico; Serviços de Saúde Mental.

        · | | |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )