10 3Prevalência e crenças com relação ao consumo de cigarro pela população universitáriaAlcoolismo materno e as implicações no cuidado da criança: estudo qualitativo 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

MORALES-ALFARO, José Ramón; HERRERA, Andrés; ZANETTI, Ana Carolina Guidorizzi    GHERARDI-DONATO, Edilaine Cristina da Silva. Aproximação ao mundo dos jovens usuários de drogas: um estudo qualitativo na Nicarágua. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2014, 10, 3, pp.143-150. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i3p143-150.

Este estudo tem como objetivo uma aproximação ao mundo do jovem dependente de drogas em uma cidade do ocidente da Nicarágua com o intuito de explorar e compreender melhor sua realidade. Estudo qualitativo, descritivo de corte transversal, mediante técnica de entrevista em profundidade, anônima e voluntária, de jovens consumidores de substâncias entorpecentes. Observou-se que somente as drogas ilícitas são consideradas drogas; a curiosidade e o aceso são fatores facilitadores do uso; o uso de drogas é algo natural no seu contexto de vida; a droga representa a possibilidade de transgredir as normas sociais; a mistura de substâncias entorpecentes ocorre por questões econômicas e pela necessidade de descobrir novas sensações; o usuário reconhece os problemas que se desenvolvem na família e na comunidade por causa do uso de drogas, promovendo a violência; a impotência pessoal e a falta de apoio formal foram apontadas como fatores presentes diante da ideia de abandonar o uso.

: Drogas Ilícitas; Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias; Pesquisa Qualitativa.

        · |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )