11 1Perfil social, de saúde, de consumo e percepção do tratamento de um grupo de alcoólicos em processo de recuperação, Medellín, ColombiaEspiritualidade e religião como protetores ao uso de drogas em adolescente 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

ROCHA, Patrícia Rodrigues da    DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal. Padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde: retrato de alunos de cursos lato sensu de uma instituição pública. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2015, 11, 1, pp.42-48. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p41-48.

Pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, realizada com 111 alunos de cursos de Pós-Graduação lato sensu, de uma faculdade pública de enfermagem da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi descrever e discutir a prevalência e padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde, assim como, as formas de enfrentamento do trabalhador e das instituições empregadoras. O álcool foi a droga mais utilizada, seguido pelas substâncias psicoativas. Cerca de 67,6% concordaram que o uso de drogas por funcionários pode estar relacionado ao estresse e/ou condições de trabalho. Portanto, deve-se abordar a questão das drogas no ambiente de trabalho, promovendo programas de prevenção e qualidade de vida ao trabalhador.

: Alcoolismo; Drogas Ilícitas; Pessoal de Saúde; Saúde do Trabalhador.

        · |     ·     · ( pdf ) | ( pdf )