16 2Os significados de uma Unidade de Acolhimento transitória para usuários de drogas 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

MOTTA FILHO, Adauto et al. Habilidades sociais de usuários de crack acolhidos em comunidades terapêuticas. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2020, 16, 2, pp.5-15. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.155394.

OBJETIVO: buscou-se, por meio deste estudo, avaliar as habilidades sociais de usuários de crack em abstinência, vide a caracterização do perfil sociodemográfico e identificação de possíveis déficits nas habilidades sociais. MÉTODO: amostra de conveniência de 39 dependentes químicos, com idade média de 40,7 anos (±10,48) e acolhidos em comunidades terapêuticas no interior do estado de São Paulo. O estudo caracteriza-se como descritivo, transversal e com delineamento quantitativo. Os instrumentos utilizados foram Questionário Sociodemográfico e Padrão de Consumo; Escala de Apoio Social; Escala de Autoestima e Inventário de Habilidades Sociais (IHS). RESULTADOS: este estudo apontou déficits em habilidades sociais no score geral (84,3%) dos participantes e nos subcomponentes do inventário de habilidades sociais. Nas correlações de habilidades sociais e apoio social, primordialmente os fatores afetivos (p < 0,0156) e emocional (p < 0,0299) apresentaram valor de significância estatística, ou seja, quanto maiores os índices de apoio social, maior os recursos em habilidades sociais. A idade avançada apresentou correlação negativa (p < 0,0167) em habilidades sociais; quanto maior a idade, menor o repertório de HS. CONCLUSÃO: este estudo destaca a relevância do apoio social ao dependente químico como fator de melhor desempenho social, possibilitando subsídios para novas pesquisas na área.

: Crack; Comunidade Terapêutica; Habilidades Sociais; Saúde Mental.

        · |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License