17 4Percepções e vivências da Enfermagem quanto à proibição do tabagismo em um hospital psiquiátricoSaúde mental na Atenção Primária: (des)encontros entre enfermeiros e pacientes com diagnóstico de esquizofrenia 
Home Page  


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

 ISSN 1806-6976

ROCHA, Emmanuella Passos Chaves et al. Uso de hipnóticos, qualidade do sono e síndrome de Burnout em estudantes de medicina. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) []. 2021, 17, 4, pp.74-82. ISSN 1806-6976.  https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.176488.

OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi investigar possíveis associações entre Burnout, uso de hipnóticos e qualidade do sono em estudantes de medicina. MÉTODO: foi realizado um estudo transversal quantitativo com estudantes de medicina de um centro universitário do nordeste do Brasil, com metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). O Maslach Burnout Inventory-Student Survey, o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) e um questionário sociodemográfico foram aplicados entre os alunos do pré-internato do curso. RESULTADOS: o estudo incluiu 523 alunos e encontrou 48 (9,2%) com critérios de diagnóstico tridimensional para Síndrome de Burnout (SB). A má qualidade do sono e o uso de hipnóticos para dormir foram associados à SB (p < 0,001 e p = 0,003, respectivamente). Não houve diferenças estatísticas quanto à idade, sexo, religião, estado civil, financiamento escolar e realização de trabalho remunerado, entre indivíduos com e sem SB. CONCLUSÃO: houve associação entre SB, uso de hipnóticos e má qualidade do sono em estudantes de medicina pré-internato.

: Esgotamento Psicológico; Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica; Medicamentos Indutores do Sono; Distúrbios do Início e da Manutenção do Sono; Sono.

        · | | |     · |     · ( pdf ) | ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License