6 2Sinais não-verbais da dissimulação: inatos ou adquiridos?Gênero e violência conjugal: concepções de psicólogos 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Representação social da pesquisa pelos doutorandos em ciências exatas. Estud. pesqui. psicol. []. 2006, 6, 2, pp.21-33. ISSN 1808-4281.

Propõe-se uma análise da representação social da atividade de pesquisa, classificada como fundamental e aplicada, pelos doutorandos que desenvolvem uma tese nas áreas de ciências exatas. Buscando identificar os processos de objetivação e ancoragem da representação social, organizou-se um questionário, que foi passado a um conjunto de 144 doutorandos. Uma análise fatorial identificou cinco eixos dominantes na representação social: 1) o projeto profissional do doutorando; 2) a definição ou modelo ideal de pesquisa; 3) a resolução de problemas; 4) a metodologia da pesquisa; e 5) a oposição entre teoria e prática ou entre conhecimento e trabalho. O conjunto dos resultados obtidos mostra uma nítida clivagem entre as atividades de pesquisa fundamental e aplicada, em termos de seus objetivos principais, problemas estudados e meios de pesquisa. A oposição entre conhecimento e trabalho sugere uma ancoragem em categorias preexistentes, disseminadas na população em geral.

: Representação social; Doutorandos; Representação da pesquisa.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License