6 2Considerações sobre a morte e o morrer na hipermodernidadeA relação do homem com o trabalho na contemporaneidade: uma visão crítica fundamentada na gestalt-terapia 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

SEVERIANO, Maria de Fátima Vieira. Pseudo-individuação e homogeneização na cultura do consumo: reflexões críticas sobre as subjetividades contemporâneas na publicidade. Estud. pesqui. psicol. []. 2006, 6, 2, pp.105-121. ISSN 1808-4281.

Este artigo propõe uma discussão teórica acerca dos processos de individuação/homogeneização no contexto das sociedades de consumo contemporâneas. Considera a publicidade como um veículo privilegiado de produção de subjetividades, uma vez que veicula imagens de objetos associados a ideais e estilos de vida. Parte-se do pressuposto que a atual indústria cultural produz um tipo de individualidade e de sociabilidade, previamente articulados pela lógica do mercado e mediada por objetos signos, resultando em processos de homogeneização e no enfraquecimento dos vínculos sociais. Os referenciais que embasam essa discussão estão pautados nos teóricos frankfurtianos e em Baudrillard, além de utilizar dados empíricos de uma pesquisa realizada pela autora.

: Sociedade de consumo; Publicidade; Pomogeneização; Individualização; Publicidade; Consumer society; Publicity; Cultural homogenization; Individualization; Subjectivity.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License