10 3Heidegger e a superação da crise dos fundamentos: antecedentes para a proposição de uma ontologia fundamentalPropriedades psicométricas da Escala de Intenções Comportamentais de Permanência na Organização (EICPO) 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

GALINDO, Dolores; SOUZA, Leonardo Lemos de; MOURA, Morgana    RODRIGUES, Vanusa. Algumas reflexões sobre as relações entre crianças, cidades e brinquedotecas. Estud. pesqui. psicol. []. 2010, 10, 3, pp.781-799. ISSN 1808-4281.

Este artigo tem como objetivo discutir as relações entre crianças, cidades e brinquedotecas. Para tal, foram analisadas três oficinas, realizadas como atividades de extensão, em uma brinquedoteca universitária situada num município de médio porte do interior de Mato Grosso. As oficinas foram gravadas em vídeo, transcritas e posteriormente analisadas tendo como unidades as cenas definidas em função dos movimentos da câmera ou finalização das brincadeiras registradas. Na análise, três aspectos chamaram a atenção: (1) a pluralidade de sentidos do termo cidade, (2) as articulações entre brinquedoteca e universidade que atualiza tensões existentes no plano macro das relações entre crianças e cidades e (3) as assimetrias na interação entre adultos e crianças durante as oficinas.

: Infância; Crianças; Brinquedotecas; Cidades; Oficinas.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License