10 3O terapeuta e o contrato terapêutico: em busca de possibilidadesHistórias críticas da Psicologia a partir da perspectiva de gênero.: Pensando sobre suas influências e possibilidades. 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

DANTAS, Jurema Barros. O desafio de ser mortal: um ensaio sobre a questão da morte na atualidade. Estud. pesqui. psicol. []. 2010, 10, 3, pp.898-910. ISSN 1808-4281.

Este artigo pretende refletir sobre o tema da morte na atualidade, tendo como base de diálogo a fenomenologia e a hermenêutica. Temos como pressuposto que morte e angústia são fenômenos inerentes à vida. Fenômenos que, em nossa sociedade, se tornam cada vez mais sufocados pelos dispositivos contemporâneos de nivelamento e despotencialização da dimensão trágica do existir. Temos o propósito de discutir a finitude bem como a angústia como disposições provocadoras de tematização de nossas possibilidades mais próprias de ser. Pensar o modo pelo qual se configura nossa relação com a finitude e o quanto esta relação caracteriza os diferentes modos de ser na atualidade é a preocupação deste artigo.

: Morte; Angústia; Contemporaneidade.

        ·     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License