12 1Um estudo bioecológico das relações de amizade em sala de aula inclusivaSaúde organizacional e síndrome de burnout em escolas e hospitais 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

CESTARI, Elisabete    CARLOTTO, Mary Sandra. Reabilitação profissional: o que pensa o trabalhador sobre sua reinserção. Estud. pesqui. psicol. []. 2012, 12, 1, pp.93-115. ISSN 1808-4281.

A reintegração dos trabalhadores que se encontram parcialmente incapacitados, por motivo de doença ou acidente, é um processo complexo que depende do padrão de interação entre as várias instâncias: trabalhador, INSS, empresa e família. Assim, o estudo buscou conhecer a vivência do trabalhador segurado em seu processo de reinserção laboral na empresa de vínculo, procurando avaliar aspectos do trabalhador e do Programa de Reabilitação Profissional que contribuem efetivamente para uma adequada readaptação no mercado de trabalho e em seu contexto familiar e social. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 05 trabalhadores. Verificou-se, por meio deste estudo, que os trabalhadores retornaram ao mesmo local de trabalho e para a mesma função, com restrição de tarefas ou para outra atividade. Observou-se a falta de integração entre os objetivos do Programa de Reabilitação Profissional - por parte do INSS - e entre as empresas. A reabilitação é considerada uma alternativa de retorno ao trabalho e um espaço de reflexão e construção de novos caminhos para serem trilhados por estes trabalhadores que buscam um novo significado para suas vidas.

: Reabilitação profissional; Trabalhador; Reintegração funcional.

        · | |     · |     · ( pdf )