12 3Intencionalidade: estrutura necessária a uma psicologia em bases fenomenológicas.Atendimento psicológico em instituições: da tradição à fenomenologia existencial 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

VIEIRA, Emanuel Meireles    BORIS, Georges Daniel Janja Bloc. O plantão psicológico como possibilidade de interlocução da psicologia clínica com as políticas públicas. Estud. pesqui. psicol. []. 2012, 12, 3, pp.883-896. ISSN 1808-4281.

Este trabalho visa a discutir acerca da inserção do psicólogo clínico nas políticas públicas a  partir de uma experiência de plantão psicológico. Como aporte para as reflexões desenvolvidas, recorre a autores que discorrem sobre o papel atual do psicólogo clínico e que reconhecem que a clínica remete ao contato com o outro em sua inteireza. Além disso, diante da insuficiência da simples oferta da escuta, aponta a necessidade deste profissional tornar-se um parceiro na busca de alternativas para as demandas. Aponta a necessidade de conhecimento das políticas públicas, que podem servir como espaço de acolhimento à queixa apresentada pelos clientes. Aponta, também, a deficiente formação do psicólogo no que tange a essas questões e o modelo privatista em que atuam as clínicas-escolas de Psicologia no Brasil. O plantão surge como um espaço questionador deste modelo e introduz a necessidade de contato com questões, até há bem pouco tempo, alheias ao campo psi.

: Plantão Psicológico; Políticas Públicas; Psicologia Clínica.

        ·     · |     · ( pdf )