13 1Sentidos sobre "sexualidade" e "drogas" entre adolescentes no contexto escolarEmpreendedorismo: por que alguns estudantes e não outros escolhem ser empreendedores? 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

AGUIAR, Fernando Henrique Rezende    CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Orientação vocacional e promoção da saúde integral em adolescentes. Estud. pesqui. psicol. []. 2013, 13, 1, pp.86-100. ISSN 1808-4281.

Há uma estreita relação entre uma escolha vocacional de carreira consciente, e a saúde integral do ser humano. As práticas atuais de orientação vocacional e de carreira (OV) atuam da infância à aposentadoria, construindo autonomia e instrumentalizando os sujeitos para a elaboração do próprio projeto de vida. O Ministério da Saúde reconhece a importância do projeto de vida na promoção da saúde integral em adolescentes, que são considerados um grupo de alta vulnerabilidade. O objetivo desse estudo é, por meio de uma reflexão teórica, discutir as intervenções em OV que impactam na saúde integral de adolescentes. Articulou-se a literatura nacional e internacional sobre os temas e concluiu-se que o protagonismo juvenil é uma ponte válida entre as intervenções vocacionais e a promoção da saúde. As práticas de OV que promovem autoconhecimento, desenvolvimento vocacional e responsabilidade social podem contribuir para as políticas públicas de promoção da saúde integral.

: Orientação vocacional; Promoção da saúde; Protagonismo juvenil.

        ·     · |     · ( pdf )