13 1Empreendedorismo: por que alguns estudantes e não outros escolhem ser empreendedores?O (im)possível e necessário testemunho do louco infrator 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

MACHADO, Márcio Pinheiro    PEREIRA, Maria Alice Ornellas. Percepção da doença mental por profissionais de saúde: possibilidades de ampliação do cuidado. Estud. pesqui. psicol. []. 2013, 13, 1, pp.125-138. ISSN 1808-4281.

O estudo abordou a percepção da doença mental por dezenove profissionais, membros da equipe de uma Unidade de Saúde de Família, através de representações gráficas (desenhos). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa. Para coleta de dados, foi utilizado o procedimento apresentativo-expressivo com tema. A partir da análise temática, emergiram quatro temas que apontaram para a doença mental ligada ao cuidado em saúde, à visão médico-centrada, à exclusão/inclusão e ao meio social. A análise identificou percepções associadas ao paradigma biologicista, com reprodução de preconceitos. Destacou-se a importância do cuidado ampliado, evidenciando dificuldades de atuação profissional. O estudo apontou para a necessidade de investimento na capacitação profissional, numa tentativa de transformação dos conteúdos ideoafetivos apresentados pelo imaginário dos sujeitos.

: Reabilitação Psicossocial; Desenhos; Pessoas mentalmente doentes; Equipe de assistência ao paciente; Saúde da família.

        · | |     · |     · ( pdf )