13 1O (im)possível e necessário testemunho do louco infratorAs concepções de masculino e masculinidade consoante Freud e sua consideração a partir da escuta de homens penectomizados devido a câncer 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

MELO, Adriana Fernandes Vieira de; ZENI, Luciana Lima; COSTA, Célia Lídia da    FAVA, Antônio Sérgio. A importância do acompanhamento psicológico no processo de aceitação de morte. Estud. pesqui. psicol. []. 2013, 13, 1, pp.152-166. ISSN 1808-4281.

Poucos eventos na vida são capazes de isolar alguém como a progressão de uma doença potencialmente fatal. O sofrimento causado pela proximidade da morte pode ser diminuído ou aumentado por fatores psicológicos, sociológicos, culturais e espirituais. Adquirir a consciência e aceitação que a morte está próxima poderá tornar tal processo mais humano. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo discutir a morte e o morrer, seus significados e diferenças culturais, a atuação do profissional de psicologia junto aos pacientes e seus familiares no processo de aceitação de morte. Para ilustrar as dificuldades vividas neste processo e todas as angústias suscitadas neste período, são apresentados dois casos clínicos. As observações, reflexões, intervenções e o acolhimento oferecidos no processo terapêutico podem ajudar significativamente e, de alguma forma, as pessoas podem entender, aceitar e adaptar-se à nova realidade, mas isso exige tempo.

: Câncer; Assistência psicológica; Paciente; Família; Morte.

        · | |     · |     · ( pdf )