13 1As concepções de masculino e masculinidade consoante Freud e sua consideração a partir da escuta de homens penectomizados devido a câncerO brincar como modo de tratamento ao real da doença 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

LACERDA, Carla Renata    FIAMENGHI JUNIOR, Geraldo Antônio. Encaminhamento de crianças para atendimento psicológico e diagnóstico psiquiátrico dos pais. Estud. pesqui. psicol. []. 2013, 13, 1, pp.189-204. ISSN 1808-4281.

Objetivou-se, nesta pesquisa, analisar a relação entre o encaminhamento da criança, para atendimento psicológico, e a presença de transtorno psiquiátrico em um dos pais. Realizou-se um levantamento nos prontuários das crianças encaminhadas para o serviço de psicologia de um ambulatório público de Saúde Mental, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Surgiram quatro categorias de análise: presença de transtorno mental num dos pais, diagnosticado com a CID; presença de transtorno mental em algum familiar, o qual reside com a criança; referência de transtorno mental num dos pais, sem diagnóstico clínico; adversidades no ambiente familiar. Parece haver uma relação significativa entre sintomas apresentados pelas crianças e ambiente familiar, envolvendo transtorno mental dos pais, além do risco para a ocorrência de abuso. Afirma-se a necessidade de uma abordagem de atendimento familiar, incluindo ações preventivas em saúde e educação.

: Família; Pais; Criança; Transtornos psiquiátricos; Prontuários.

        ·     · |     · ( pdf )