13 1Constituição e significação de família para idosos institucionalizados: uma visão histórico-cultural do envelhecimentoOs sensos de si e a intersubjetividade: uma perspectiva desenvolvimentista não-linear 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

NEVES, Tiago Iwasawa; LOPES, Aryane Martins    MORAES, Thaiz Calais Bertges. Reintroduzindo o sintoma: a psicanálise como obstáculo à cientificização do tratamento psíquico. Estud. pesqui. psicol. []. 2013, 13, 1, pp.237-253. ISSN 1808-4281.

O artigoretoma o sentido do sintoma pela psicanálise, objetivando criticar as propostas psicoterápicas contemporâneas que buscam fornecer um tratamento inequívoco para os problemas de ordem psíquica. É a partir do retorno a Freud que o sintoma adquire um sentido intrínseco à vida do sujeito. Este artigo discute um caso relatado por Freud, típico de neurose obsessiva, além de trabalhar os seguintes temas: os caminhos da formação do sintoma e sua relação com o recalque. A partir desses conceitos, ressalta-se a postura ética da psicanálise diante do sintoma apresentado pelo sujeito. Concluímos que o conceito psicanalítico de sintoma serve de obstáculo epistemológico à tentativa de tratar cientificamente do psiquismo.

: Psicanálise; Sintoma; Obstáculo; Cientificização; Ética.

        · | |     · |     · ( pdf )