13 2Doença e Morte na Umbanda Branca: A Legião Branca Mestre JesusSofrimento psíquico e trabalho docente - implicações na detecção de problemas de comportamento em alunos 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

WILHELM, Fernanda Ax    ZANELLI, José Carlos. Características das situações estressantes em gestores universitários no contexto do trabalho. Estud. pesqui. psicol. []. 2013, 13, 2, pp.704-723. ISSN 1808-4281.

O estresse constitui um fenômeno complexo que necessita ser compreendido por meio de diferentes contextos. É considerado positivo e necessário para a sobrevivência, e negativo quando sua exposição ocorre de maneira constante e incontrolável. O objetivo deste estudo foi analisar as situações estressantes vivenciadas por vinte e um gestores pertencentes a duas universidades públicas do Sul do País. Foi utilizado um roteiro de entrevista com perguntas semi-estruturadas. A análise dos dados foi feita por meio da construção de categorias, a partir das verbalizações dos participantes. Os gestores indicaram vivenciar situações estressantes, demonstrando ser o estresse uma condição inevitável. Essas situações foram relacionadas a lidar com pessoas; alta demanda de trabalho; processos burocráticos; características pessoais, entre outras. Nessas Universidades não há preparação para ser gestor. Os gestores indicaram a aquisição de experiência profissional durante o exercício do cargo de gestão e em cargos anteriores. Analisaram que maturidade e tempo de serviço também auxiliam no exercício da função.

: Estresse; Gestão; Universidade.

        ·     · |     · ( pdf )