13 3Subjetividade e experiência do corpo na BiodançaIdosos vítimas de violência: fatores sociodemográficos e subsídios para futuras intervenções 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

BORIS, Georges Daniel Janja Bloc. Grupos gestálticos: uma proposta fenomenológica de facilitação da cooperação. Estud. pesqui. psicol. []. 2013, 13, 3, pp.1124-1158. ISSN 1808-4281.

A abordagem gestáltica utiliza o método fenomenológico para a compreensão dos fenômenos que investiga, adotando a descrição dos fenômenos grupais como seu recurso principal no trabalho com grupos vivenciais. Este texto se propõe a apresentar uma proposta fenomenológica de facilitação da cooperação como uma das qualidades principais da utilização da gestalt-terapia em grupos vivenciais. Neste sentido, o texto descreve a evolução das práticas grupais até o desenvolvimento do grupo gestáltico, enfatizando suas fases, características, temas comumente emergentes e as funções do facilitador de grupos vivenciais. Finalmente, o texto destaca as condições essenciais para a facilitação dos processos cooperativos nos grupos gestálticos.

: Grupos Gestálticos; Método Fenomenológico; Facilitação de Grupos; Cooperação.

        ·     · |     · ( pdf )