14 1Judicialização da vida e penas e medidas alternativas: composições, tensionamentos, problematizaçõesPerfil sociodemográfico e padrão do uso de crack entre usuários em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

LEAO, Samila Marques; OLIVEIRA, Isabel Maria Farias Fernandes de    CARVALHO, Denis Barros de. O Psicólogo no Campo do Bem-Estar Social: atuação junto às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Estud. pesqui. psicol. []. 2014, 14, 1, pp.264-289. ISSN 1808-4281.

O presente estudo teve como objetivo estudar a atuação do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a fim de identificar as práticas desenvolvidas por esses profissionais, caracterizando-as no tocante às ferramentas teórico-metodológicas utilizadas, e investigar se essas práticas estão de acordo com as determinações e diretrizes da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). A estratégia de investigação utilizada para a coleta dos dados foi uma entrevista semiestruturada em profundidade, realizada com os psicólogos. Entre os principais resultados, verificou-se. Constatou-se um campo de trabalho complexo e permeado de contradições, que oscila entre a garantia de direitos e a manutenção de velhas práticas e dificuldades historicamente presentes na Política de Assistência Social, sendo o psicólogo diretamente afetado por essa ambiguidade e incerteza, somadas às lacunas da sua formação profissional no trato à questão social Questão Social e à demanda diversificada dessa política, exigindo deste profissional, principalmente, ações multiprofissionais e intersetoriais.

: atuação do psicólogo; assistência social; política social.

        · | |     · |     · ( pdf )