Estudos e Pesquisas em Psicologia
ISSN 1808-4281
Estud. pesqui. psicol. vol.15 no.2 Rio de Janeiro jul. 2015
EDITORIAL
Adriana Benevides Soares*; Alexandra Cleopatre Tsallis**; Deise Maria Fernandes Mendes**; Renata Patrícia Forain de Valentim**; Rita Maria Manso de Barros*
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nesta nova edição da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia os temas apresentados em Psicologia Social tratam da espiritualidade, da religiosidade e da qualidade de vida, da convivência familiar e comunitária, de histórias de vida de transexuais, da maternidade em situação prisional, da convivência parental e do direito da família, da morte e de sua comunicação pelos médicos, de adolescentes e de sua convivência familiar quando em condição de privação de liberdade e ainda sobre aconselhamento multicultural. Estas temáticas são apresentadas utilizando a metodologia qualitativa de revisão da literatura, análise de narrativas, análises de programas jornalísticos e uso de entrevistas, ou são estudos teóricos. Nesta sessão também foi discutido o impacto do mobbing sobre o estresse no trabalho com a utilização de uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido três instrumentos para sua mensuração.
Os temas apresentados em Psicologia do Desenvolvimento tratam das mudanças de ambiente, de atividades, de relações e de papéis que marcam o início da vida escolar para a criança, da comunicação mãe-bebê, da resiliência psicológica e do papel dos pais revelado pelas reportagens de revistas. Foi utilizada metodologia qualitativa coma realização de entrevistas, observação de filmagens e análise de reportagens. Também foi realizada revisão da literatura. Os temas da home literacy, da intoxicação infantil por chumbo e do amor ao longo do ciclo vital adulto são investigados utilizando metodologia quantitativa correlacional e análise comparativa de grupos.
Na sessão de Psicologia Clínica e Psicanálise são tratados assuntos tais como a rejeição de crianças por colegas e aspectos da formação do psicólogo durante o período da ditadura na Argentina.
Desejamos uma boa leitura a todos.
Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com
Notas
* Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
** Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.