22 1Conhecimento sobre Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Mães do Rio Grande do SulViolência Motivada por Preconceito contra a Diversidade Sexual na Infância e Adolescência de Homens Homossexuais 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

COUTO, Leandra Lúcia Moraes; ALENCAR, Heloisa Moulin de    LIMA, Mayara Gama de. Concepções e Juízos de Educadores sobre a Educação em Valores Morais. Estud. pesqui. psicol. []. 2022, 22, 1, pp.186-208.   17--2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.66493.

Este estudo se insere nos campos da psicologia da moralidade e da educação em valores morais, especialmente no que concerne às perspectivas construtivistas. O objetivo do trabalho foi verificar concepções e juízos de educadores sobre a educação em valores morais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas com 14 profissionais de uma escola pública de ensino fundamental. Em relação às concepções dos participantes, foram verificados conteúdos que se aproximam das posições relativistas. Ademais, grande parte considera que a família é a principal responsável pela formação moral. Na escola não havia projeto específico de educação em valores morais, e a maioria dos participantes afirmou que não se sente apta para conduzir práticas com esse foco. A partir dos resultados, ponderamos que a concepção dos profissionais sobre moral, ética e educação em valores morais parece influenciar a forma como concebem o papel da escola na formação moral dos alunos. Assim, tais resultados indicam que é necessário propor aos educadores, por meio da formação continuada, reflexões sobre tais assuntos, possibilitando mudanças em suas concepções. Partimos do pressuposto de que a referida formação pode contribuir para motivar os profissionais a se envolverem em práticas de educação em valores morais.

: educação moral; psicologia; ética; valores; educadores..

        · | | |     · |     · ( pdf )