22 1Profissionais Forcluídos e Recalcados das Práticas em Saúde MentalPassagens pela História da Gestalt: de Mach/Ehrenfels a Wertheimer, Koffka e Köhler 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

CASTRO, Simone Aparecida de; SILVA, Leonardo Aparecido; SMITH, Julie Anna Barros    GOMES, Maria de Fátima Carneiro Dysman. Escuta do Sofrimento Mental Estudantil: Relato de Experiência do Atendimento Psicológico aos Estudantes da UFRJ. Estud. pesqui. psicol. []. 2022, 22, 1, pp.380-396.   17--2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.66490.

Relato de experiência acadêmica de três estagiários de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no atendimento psicológico para estudantes da universidade. O objetivo é destacar as principais questões de sofrimento psíquico relatadas pelos estudantes atendidos e elucidar a importância da escuta clínica no campo acadêmico. Analisaram-se os aspectos recorrentes emergidos durante os atendimentos e presentes na discussão dos casos durante as supervisões com a professora orientadora. Do total de 24 estudantes atendidos, as principais queixas sintomatológicas dos participantes foram crises de ansiedade, sintomas de depressão e de ideação suicida. Buscou-se realizar um paralelo entre as dificuldades acadêmicas e emocionais com a implicação subjetiva dos estudantes na instituição UFRJ. Além disso, a questão do suicídio também foi destacada como o maior desafio clínico pelos estagiários nos atendimentos. Ao final verificou-se a importância do atendimento psicológico para os estudantes dentro do espaço acadêmico, pois esse lugar também de escuta é uma forma de acolhimento integral do estudante.

: estudante universitário; atendimento psicológico; UFRJ..

        · |     · |     · ( pdf )