22 Direitos Sexuais e Reprodutivos nos Protocolos Profissionais sobre HIV/AidsViolência Íntima entre Homens que se Relacionam com Homens - Revisão da Literatura 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

SILVEIRA, Ana Carolina Tittoni da; SCHNOR, Amanda Costa    ROCHA, Kátia Bones. Percepções de Mulheres Lésbicas e Bissexuais sobre Risco e Estratégias Preventivas às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Estud. pesqui. psicol. []. 2022, 22, spe, pp.1687-1708.   27--2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.71774.

A saúde sexual das mulheres lésbicas e bissexuais é marcada pela invisibilidade histórica nas agendas programáticas. O objetivo deste estudo foi descrever e analisar as estratégias preventivas, uso de barreiras e percepção de risco em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) de mulheres lésbicas e bissexuais brasileiras. O estudo teve método misto sequencial. A amostra não probabilística e por conveniência foi de 1.225 mulheres lésbicas e bissexuais (etapa quantitativa) e 12 destas mulheres foram entrevistadas (etapa qualitativa). Foram realizadas análises descritivas, inferenciais e temáticas. Os resultados indicaram um desencontro entre as IST identificadas como mais prevalentes pelas participantes e as descritas na literatura, o que pode impactar os cuidados em saúde. Quanto maior a escolaridade, maior o número de IST referidas como possíveis de serem adquiridas no sexo entre mulheres, o que pode indicar desigualdades de acesso à informação. As participantes perceberam risco de IST em suas práticas, mas a falta de informações disponíveis e efetivas sobre prevenção, bem como a falta de insumos específicos para o sexo lésbico, caracterizaram seus discursos e impactaram a forma como estas viviam sua sexualidade.

: lésbicas; bissexuais; saúde sexual; prevenção..

        · |     · |     · ( pdf )