22 Percepções de Mulheres Lésbicas e Bissexuais sobre Risco e Estratégias Preventivas às Infecções Sexualmente TransmissíveisA Educação dos Rapazes Argentinos no Início do Século XX: Psicologia, Sexualidade e Nação 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

SOUZA, Daniel Cerdeira de; SILVA, Mateus Alves da    BEIRAS, Adriano. Violência Íntima entre Homens que se Relacionam com Homens - Revisão da Literatura. Estud. pesqui. psicol. []. 2022, 22, spe, pp.1709-1728.   27--2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.71775.

O objetivo deste estudo foi analisar a literatura sobre a violência por parceiro íntimo nas relações entre homens que se relacionam com homens. Trata-se de uma revisão integrativa. Foram analisados 66 artigos publicados entre 2012-2019 em língua inglesa, espanhola e portuguesa nas bases SCIELO, Biblioteca Virtual de Saúde, Redalyc, Dialnet e no Portal Periódicos CAPES. Os dados foram analisados de maneira descritiva, a partir da elaboração de um instrumento chamado de “Protocolo”. Os dados possibilitaram a construção de quatro categorias: 1) Masculinidades; 2) Estresse social minoritário; 3) O uso de álcool e outras drogas; 4) Mecanismos utilizados pela vítima para lidar com a VPI, que demonstraram as principais formas de violência íntima entre esse público, fatores socioculturais relacionados às mesmas e os mecanismos que as vítimas utilizaram para lidar com elas. A teoria do estresse social minoritário é aceita como forma de explicar a violência íntima entre homens que se relacionam com homens e isso alia-se a categorias de gênero que denotam como aceitável o uso da violência por homens. A principal forma para lidar com a violência relatada na literatura foi a informal, através de amigos, mostrando uma lacuna nas políticas públicas sobre o tema para pessoas não-heterossexuais.

: violência por parceiro íntimo; homens que fazem sexo com homens; estresse social minoritário..

        · |     · |     · ( pdf )