23 1Trabalho Docente no Contexto da Expansão UniversitáriaSentidos do Trabalho para Brasileiros de Meia-Idade: Um Estudo Fenomenológico 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

COSTA, Pedro Henrique Antunes da et al. Implicações da Pandemia para a Psicologia nas Políticas Públicas. Estud. pesqui. psicol. []. 2023, 23, 1, pp.115-137.   03--2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.75304.

O artigo objetivou identificar e analisar desafios e potencialidades no trabalho de psicólogas(os) nas políticas públicas brasileiras na conjuntura pandêmica. É um estudo exploratório-descritivo de abordagem mista. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário virtual com 123 psicólogas(os) que trabalhavam nas políticas públicas no país. A análise se deu a partir da extração de medidas de tendência central e pela Análise de Conteúdo temática, em um diálogo da psicologia com a tradição marxista. Os resultados apontaram para os efeitos deletérios objetivos e subjetivos do sucateamento das políticas às(aos) profissionais, bem como o tolhimento de suas práticas. Por outro lado, também apontaram algumas potencialidades que contradizem a si próprias(os) e à realidade. Fica a premência de responsabilização do Estado em fornecer melhores condições de trabalho e fortalecer as políticas públicas para o enfrentamento à pandemia, assim como a necessidade de reflexão e transformação da psicologia e sua práxis.

: psicologia; políticas públicas; Brasil..

        · |     · |     · ( pdf )