23 A Questão da Identidade: Uma Articulação entre Psicanálise e Estudos DecoloniaisEntre a Fome-tabu e o Trauma Intencional: Implicações Políticas e Metapsicológicas da Fome 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

SALABERRY, Ismael Leonardi    D'AGORD, Marta Regina de Leão. Hic Sunt Dracones: Algumas Considerações sobre a Psicanálise e a Obra de Frantz Fanon. Estud. pesqui. psicol. []. 2023, 23, spe, pp.1405-1426.   20--2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.80238.

Esse artigo tem como objetivo propor algumas reflexões sobre a psicanálise e a obra de Frantz Fanon, tomando como inquietação inicial um conjunto de cartas publicadas por psicanalistas na França sobre o tema da decolonialidade. Em um primeiro momento, detalhamos de forma breve o teor da discussão francesa, o conteúdo das cartas e alguns dos seus variados efeitos, assim como parte do contexto francês em que o debate se inicia. Partindo em seguida para um desenvolvimento sobre algumas das elaborações fanonianas sobre o tema da identidade, do humanismo e do universalismo - conceitos densamente presentes no debate francês. Na sequência, enfocamos alguns dos modos como a psicanálise aparece na obra desse autor, a fim de destacar algumas das questões que consideramos fundamentais de serem observadas em seus escritos, e em conjunto das discussões sobre decolonialidade e psicanálise. Dessa maneira, busca-se, a partir de nossa produção, tensionar e colaborar para o debate das possíveis contribuições da teoria de Fanon para o campo psicanalítico.

: psicanálise; Frantz Fanon; identitarismo; branquitude..

        · |     · |     · ( pdf )