2 2Qualidade de vida e bem-estar em crianças e adolescentesDepressão e coping em crianças e adolescentes portugueses 
Home Page  


Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

 ISSN 1808-5687 ISSN 1982-3746

SA, Angela Perez de. Psychometric properties of an academic self-efficacy scale and its relations with student's achievement and social interaction. Rev. bras.ter. cogn. []. 2006, 2, 2, pp.61-72. ISSN 1808-5687.

Este trabalho apresenta os resultados para a determinação das propriedades psicométricas de uma escala de auto-eficácia acadêmica dirigida a universitários e evidencia as relações existentes entre constructo investigado, desempenho acadêmico e interação interpessoal. Através das técnicas correlacionais simples e da análise fatorial, constatou-se a existência de quatro fatores principais (Eigenvalue e”1) e se confirmaram a consistência interna (µ = 0,902) e a estabilidade do instrumento (r = 0,723; p< 0,01). O constructo se correlaciona tanto com o coeficiente de rendimento (r = 0,520; p< 0,01), como com o total do Inventário de Habilidades Sociais (r = 0,602; p< 0,001) e a maioria de seus fatores. Esses achados destacam a importância de serem realizados mais estudos capazes de verificar a força das crenças de auto-eficácia acadêmica, de modo a ampliar o entendimento das formas com que estas se relacionam com o bom ou mau ajustamento social, interpessoal e, conseqüentemente, com o desempenho estudantil. O instrumento é mais um recurso para detectar e aprimorar as capacidades e competências acadêmicas e sociais, viabilizando a superação de dificuldades intra e interpessoais previamente adquiridas que possam prejudicar o desempenho e comprometer tanto as possibilidades de escolha profissional como a própria realização pessoal.

: Auto-eficácia acadêmica; Interação social; Academic self-efficacy; Achievement; Social interaction.

        ·     · |

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License