Revista Brasileira de Terapias Cognitivas
ISSN 1808-5687 ISSN 1982-3746
GUIMARAES, Bruno Parisotto; RUBINO, Juan Pablo ALVES, Maysa Fonseca. Revisão Sistemática e Análise Temática de Terapias para TEPT por Diretrizes de Prática Clínica. Rev. bras.ter. cogn. []. 2022, 18, 2, pp.205-214. 24--2024. ISSN 1808-5687. https://doi.org/10.5935/1808-5687.20220018.
Existem muitas terapias efetivas para o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Entretanto, elas podem ser muito diferentes, portanto, comparar as mais efetivas pode nos permitir identificar o que é essencial ao tratamento. Assim, este estudo teve por objetivo efetuar uma revisão sistemática de diretrizes de prática clínica para TEPT, e comparar as estratégias de intervenção dessas terapias. A revisão sistemática seguiu as recomendações PRISMA e foram pesquisadas diretrizes dos últimos dez anos sobre revisões sistemáticas de terapias psicológicas para o tratamento do TEPT em adultos. De 1523 estudos, selecionaram-se cinco diretrizes que, analisadas conjuntamente, recomendaram terapia de processamento cognitivo (CPT), terapia cognitiva (CT), terapia de exposição prolongada (PE) e dessensibilização e reprocessamento por movimentos oculares (EMDR) como primeiro nível de tratamento para TEPT; e terapia de exposição narrativa (NET) como segundo nível. Esse novo dado afeta a prática clínica, pois a análise excluiu categorias de terapias, focando naquelas recomendadas individualmente. A comparação, via análise temática, resultou nos componentes psicoeducação sobre TEPT, estratégias de exposição na sessão, estratégias cognitivas na sessão, estratégias fora da sessão e estratégias de regulação emocional. Eles nos permitiram identificar a necessidade da exposição à situação traumatica como essencial para a efetividade do tratamento.
: guias de prática clínica como assunto; prática clínica baseada em evidências; transtornos de estresse pós-traumáticos.