61 1A psicose de Lacan a FreudVoluntários do CVV: características sociodemográficas e psicológicas 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

MARTINS, Cláudia Cardoso    MICHALLICK-TRIGINELLI, Mirelle França. Codificação fonológica e ortográfica na dislexia de desenvolvimento: evidência de um estudo de caso. Arq. bras. psicol. []. 2009, 61, 1, pp.153-161. ISSN 1809-5267.

O presente estudo investiga a habilidade de codificação fonológica e ortográfica de uma criança com dificuldade de leitura de base fonológica (Idade = 12 anos e 8 meses). Quinze crianças com desenvolvimento típico para as suas idades cronológicas (Idade Média = 8 anos e 7 meses), cuja habilidade de ler palavras era semelhante à da criança disléxica, também participaram do estudo. A codificação fonológica e ortográfica foi avaliada por meio de um ditado de palavras contendo relações letra-som mais ou menos regulares. Os resultados questionam a hipótese de que a habilidade de codificação ortográfica seja superior à habilidade de codificação fonológica na dislexia do desenvolvimento. Embora a criança com dificuldade de leitura tenha apresentado desempenho semelhante ao dos leitores normais nas palavras com regras contextuais, seu desempenho foi muito inferior nas palavras contendo sons cuja grafia é ambígua. Os resultados também sugerem que, relativamente a leitores típicos, crianças com dificuldade de leitura podem ter dificuldade em fazer uso de regularidades morfossintáticas para escrever palavras.

: Dislexia de desenvolvimento; Codificação fonológica; Codificação ortográfica.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License