61 1ABP: um pouco de história 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

Arq. bras. psicol. v.61 n.1 Rio de Janeiro abr. 2009

 

SEÇÃO ABERTA

 

Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Ano 1. Número 1, setembro de 1949

 

 

Apresentação

É, sem dúvida, aspiração generalizada entre os dirigentes mais evoluídos, entre os grandes administradores de serviços públicos ou de empresas privadas, uma adequação perfeita do homem ao trabalho. Alta produção, como base indispensável à elevação do nível de vida dos povos, salário compatível com a dignidade humana e integração psicológica do trabalhador em sua tarefa, qualquer que seja sua profissão, para que, de fato, o trabalho seja ''a alegria da Vida''.

Entre as múltiplas atividades que a Fundação Getúlio Vargas se propõe desenvolver, ocupa lugar de destaque a melhoria das condições do rendimento humano, mediante a aplicação dos conhecimentos científicos ao campo do trabalho.

Criou, então, em 1947, o Instituto de Seleção e Orientação Profissional (I.S.O.P.), visando realizar investigações no campo da psicotécnica, promover a formação de pessoal especializado e prestar serviços a instituições e ao público em geral.

Para organizar e dirigir, do ponto de vista técnico, o I.S.O.P., a Fundação Getúlio Vargas contratou os serviços de um especialista de renome internacional, o Professor Emilio Mira y Lopez, e recorreu à reconhecida capacidade de um ilustre administrador brasileiro - o Engenheiro João Carlos Vital - um dos pioneiros da aplicação da psicotécnica no Brasil, para a direção suprema do Instituto.

Sob a direção desses dois autênticos expoentes, o corpo de técnicos do I.S.O.P., constituídos de um grupo seleto e entusiasta, já realizou uma série de trabalhos dignos de atenção, que nos animaram a criar estes Arquivos, com a finalidade de dar aos interessados uma visão honesta do que estamos realizando e de instituir uma tribuna ao alcance dos estudiosos brasileiros e estrangeiros, onde serão livremente debatidos todos os assuntos ligados à psicotécnica.

Como base para a tarefa a executar, a longo prazo, o Professor Mira y Lopez organizou uma série de cursos, que atraíram numerosa clientela, na qual se fizeram representar 5 países estrangeiros. Membro fundador da Associação Internacional de Psicotécnica, Secretário da Segunda e Presidente da Sexta Conferência Internacional de Psicotécnica, Presidente eleito do Nono Congresso Internacional de Psicologia, Diretor do Instituto Psicotécnico da Catalunha, portador de outros títulos de grande significação e autor de várias obras fundamentais, o Professor Mira é tido em alto conceito nos círuclos intelectuais, pelo que muito espera a Fundação do seu trabalho em nosso país.

A estrutura e principais atividades do I.S.O.P. são sumariamente descritas e ilustradas nas páginas que se seguem.

A publicação destes Arquivos visa conclamar os que estudam o assunto do ponto de vista científico, os profissionais da psicotécnica, os nossos administradores, empregadores, nas atividade públicas ou privadas, ''consumidores'' do fator humano, que tanto necessitam de mão de obra adequada, a encetarmos, juntos, uma forte campanha de aumento da produção nacional, de maior rendimento, de maior felicidade no trabalho, através da Seleção e da Orientação Profissional.

Essa foi, aliás, uma das razões fundamentais que determinaram o advento da Fundação Getúlio Vargas.

Quando tive a subida honra de propor ao Governo a criação da Fundação, na qualidade de Presidente do Departamento Administrativo do Serviço Público, enviei ao eminente Presidente Getúlio Vargas, em data de 4 de julho de 1944, a Exposição de Motivos número 1.796, da qual constam as seguintes palavras:

''2. É fato incontestável, colhido da  experiência dos tempos modernos, que a disciplina do trabalho produtivo está sujeita a princípios racionais, que o homem pode conhecer e aplicar para mais seguras realizações de eficiência e de harmonia social: mas é fato, também inegável, que tais princípios, além de complexos, não admitem fórmulas universais, exigindo, para perfeita aplicação em cada caso, o exame acurado de determinadas condições do meio social, das suas possibilidades, das aspirações dos diferentes grupos de trabalho em conflito, da articulação, enfim, das energias produtoras com o próprio plano político da Nação.''

Os Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, que pretendemos publicar com regularidade, exprimem os ideais científicos e humanitários, o ardente desejo de servir, que norteiam as atividades da Fundação Getúlio Vargas.

 

Luiz Simões Lopes
Presidente da Fundação Getúlio Vargas

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License