66 2Perfis cognitivos de crianças e adolescentes com dislexia na WISC-IIIA representação materna em crianças com mães depressivas 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

VIEIRA, Mauro Luís et al. Paternidade no Brasil: revisão sistemática de artigos empíricos. Arq. bras. psicol. []. 2014, 66, 2, pp.36-52. ISSN 1809-5267.

O objetivo deste estudo foi caracterizar a produção de artigos empíricos envolvendo o tema paternidade e sua contribuição para o desenvolvimento infantil e para a família, publicados entre 2000 e 2012 em revistas brasileiras indexadas nas bases IndexPsi, SciELO e PePSIC. Utilizaram-se os descritores "pai", "paternidade" e "paterno". Cem artigos foram analisados integralmente. Em 70% deles, os autores utilizaram análise qualitativa dos dados. Constatou-se a preferência pelo método de levantamento de dados (60%) e pela entrevista como técnica de coleta (47%). Dentre os temas investigados, destacam-se: gestação, parto e pós-parto (25%), exercício da paternidade (22%), desenvolvimento infantil (15%), adolescência (14%) e concepções acerca do comportamento paterno (13%). Sugere-se que estudos futuros investiguem o pai em diferentes configurações e cenários e o compartilhamento de funções na família, integrando as abordagens quantitativa e qualitativa e envolvendo estudos longitudinais.

: Paternidade; Pai; Família.

        · |     · |     · ( pdf )