66 2A representação materna em crianças com mães depressivasConduta infracional na adolescência: fatores associados e risco de reincidência 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

FARIAS, Camila Peixoto    CARDOSO, Marta Rezende. O cárcere obsessivo: o pensamento como ato. Arq. bras. psicol. []. 2014, 66, 2, pp.68-81. ISSN 1809-5267.

Na neurose obsessiva há regressão tópica do ato ao pensamento, que passa a ser sustentado por uma energia normalmente reservada às ações, ganhando assim valor de ato. Nosso objetivo neste artigo é analisar os elementos metapsicológicos envolvidos nessa problemática. Destacaremos a articulação entre o processo de pensamento e o sentimento de onipotência, articulação de especial relevância em nosso estudo da neurose obsessiva. Procuraremos mostrar que tanto a manipulação do pensamento quanto os rituais obsessivos implicam a inibição do ato. O pensamento é o terreno em que se manifesta um dos aspectos mais importantes da Zwangsneurose: a compulsão. Tentaremos investigar qual seria a natureza singular dessa compulsão nessa modalidade de neurose.

: Neurose Obsessiva; Pensamento; Onipotência; Ato; Compulsão.

        · | | |     · |     · ( pdf )