66 2O cárcere obsessivo: o pensamento como atoPerfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

MARUSCHI, Maria Cristina; ESTEVAO, Ruth    BAZON, Marina Rezende. Conduta infracional na adolescência: fatores associados e risco de reincidência. Arq. bras. psicol. []. 2014, 66, 2, pp.82-99. ISSN 1809-5267.

Numa perspectiva desenvolvimental, diferentes trajetórias de desenvolvimento da conduta infracional são possíveis e dependem da exposição dos adolescentes a fatores de risco que sustentam o comportamento. O presente trabalho é parte de uma pesquisa exploratória sobre a pertinência de um instrumento de avaliação de "Risco e Necessidade" na realidade brasileira. Buscou-se analisar a exposição de um grupo de adolescentes em conflito com a lei aos fatores apontados como fortemente associados à persistência da conduta. Resultados mostraram que para o grupo estudado, predominantemente composto por adolescentes que haviam sido detidos pela primeira vez, prevaleciam fatores contextuais/situacionais, relacionados à família, escola e amigos, mais que os individuais, como personalidade, atitudes e orientações. Esse tipo de análise fornece pistas à elaboração de políticas públicas de prevenção primária e secundária na área. Estudos com amostras maiores e diversificadas devem ser implementados.

: Fator de risco; Delinquência juvenil; Adolescência.

        · | | |     · |     · ( pdf )