66 2Conduta infracional na adolescência: fatores associados e risco de reincidênciaJogos de linguagem/jogos de verdade: de Wittgenstein a Foucault 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

FARIA, Liliana; PINTO, Joana Carneiro    TAVEIRA, Maria do Céu. Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade. Arq. bras. psicol. []. 2014, 66, 2, pp.100-113. ISSN 1809-5267.

Analisa-se a relação entre os processos de exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade para identificar perfis de carreira. Participaram 115 estudantes, 72 mulheres e 43 homens, frequentando o 1º ciclo do ensino superior português. Aplicaram-se o Career Exploration Survey, o Academic Adjustment Questionnaire e The Revised NEO Personality Inventory, tendo sido identificados dois perfis distintos de atuação e vivência da carreira. O perfil conformista apresenta níveis negativos nas crenças, comportamentos e reações de exploração, bem como em todas as dimensões do ajustamento académico, e os fatores de Extroversão, Neuroticismo, Abertura à experiência e Amabilidade positivos. Em contrapartida, o perfil construtivo apresenta níveis positivos em todas as dimensões de exploração e de ajustamento acadêmicos, e apenas o fator de Conscienciosidade positivo.

: Exploração vocacional; Adaptação acadêmica; Personalidade; Ensino superior; Perfis de carreira.

        · |     · |     · ( pdf )