73 1Comportamentos positivos de liderança numa instituição pública brasileira 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

RODRIGUES, Bruna Mendes Roza    CUNHA, Ana Cristina Barros da. Inseminação caseira (IC): vivências e dilemas da maternidade lésbica. Arq. bras. psicol. []. 2021, 73, 1, pp.169-184. ISSN 1809-5267.  https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i1p.169-184.

A Inseminação Caseira (IC) é um método não convencional de reprodução de baixo custo que mulheres lésbicas têm escolhido para vivenciar sua maternidade. Essa escolha pela IC implica em a mulher vivenciar dilemas e angústias pelos riscos desse método. Nosso objetivo foi analisar a vivência subjetiva de lésbicas que escolhem a IC para engravidarem e serem mães. Trata-se de um estudo netnográfico qualitativo com 101 mulheres lésbicas, recrutadas em grupos de mídias sociais na Internet. As percepções e vivência subjetiva das mulheres relacionados à escolha pela IC foram analisadas pelos seus relatos escritos em perguntas abertas via GoogleForm. Observou-se que a escolha pela IC se baseou em motivações subjetivas, como a facilidade e o seu baixo custo, e a abstenção da paternidade pelo doador. Conclui-se que a IC é um recurso que ajuda lésbicas a alcançarem seu desejo de ser mãe, por vezes negado pelo alto custo dos métodos tradicionais de reprodução assistida.

: Maternidade Lésbica; Autoinseminação; Subjetividade.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License