73 2Direito da favela e política de exceção em territórios favelados 
Home Page  


Arquivos Brasileiros de Psicologia

 ISSN 1809-5267

SPINILLO, Alina Galvão; MARTINS, Raul Aragão    CORREA, Jane. Coerência textual na produção de histórias orais e escritas. Arq. bras. psicol. []. 2021, 73, 2, pp.6-20. ISSN 1809-5267.  https://doi.org/10.36482/1809-5267.ARBP2021v73i2p.6-20.

O estudo examinou o estabelecimento da coerência na produção de histórias na modalidade oral e escrita, por crianças de classe média, cursando o 2o e 5o anos do ensino fundamental. Os estudantes produziram histórias nas duas modalidades que foram classificadas em categorias hierárquicas quanto ao nível de coerência que apresentavam. Houve interação entre escolaridade e modalidade de produção: os textos produzidos pelas crianças do 2º ano apresentavam um mesmo nível de coerência nas duas modalidades, enquanto os textos das crianças do 5º ano eram mais coerentes quando produzidos por escrito do que oralmente. A escolaridade teve efeito positivo tanto na produção oral como escrita. Concluiu-se que a modalidade de produção influencia apenas os escritores mais proficientes que consideram o material escrito passível de revisão, enquanto os escritores iniciantes não percebem esta possibilidade. Implicações educacionais são discutidas a respeito da aprendizagem da escrita de textos.

: Coerência Textual; Histórias Orais; Histórias Escritas; Crianças.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License