12 2Vamos conversar?: Histórias de jovens sobre o uso de bebidas alcoólicas nas comunidades quilombolas 
Home Page  


Pesquisas e Práticas Psicossociais

 ISSN 1809-8908

ARPINI, Dorian Mônica; SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro    WITT, Cibele dos Santos. O ponto de vista de adolescentes em situação de vulnerabilidade social sobre o agressor sexual. Pesqui. prát. psicossociais []. 2017, 12, 2, pp.247-262. ISSN 1809-8908.

O estudo aborda a temática da violência sexual, com foco na relação de familiaridade entre autores e vítimas. Foram realizados grupos focais com 30 meninas e 23 meninos em duas instituições de ensino de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul. Os resultados, após Análise de Conteúdo, indicam que, na compreensão dos adolescentes, a maioria das situações de violência sexual envolve relações familiares, sendo o pai e o padrasto os principais autores. Essa relação de proximidade dificultaria a revelação pela consequente ruptura das relações familiares. Os adolescentes consideram que os agressores deveriam receber uma pena rigorosa, pois o sofrimento imposto às vítimas teria sido intenso. As considerações finais apontam a complexidade da violência sexual, sobretudo quando esta envolve membros da família, e destacam a importância da revelação e a necessidade de responsabilização e atendimento.

: Maus-tratos infantis; Abuso sexual; Relações familiares.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License