35Gênero e ensino universitario. Abordagem de um programa de saúde ocupacionalRacismo, trabalho e psicologia: provocações ético-políticas à luz da pandemia pela COVID-19 
Home Page  


Psicologia para América Latina

 ISSN 1870-350X

MACIAS, Arianne Medina et al. Validação de construção e conteúdo de questionários de teletrabalho e trabalho remote. Psicol. Am. Lat. []. 2021, 35, pp.89-104. ISSN 1870-350X.

O objetivo deste estudo é construir e validar o conteúdo de dois questionários paralelos para estudar o teletrabalho / trabalho a distância. Uma versão foi construída para os trabalhadores e outra para seus chefes diretos. As categorias são: conhecimento; condições e resultados de trabalho; habilidades profissionais e satisfação com essas modalidades de trabalho. Na validação por critérios de especialistas, participaram 7 especialistas de reconhecido prestígio e no piloto uma amostra de 43 professores de um centro de ensino superior (86% professores e 14% gestores). Obteve-se 100% de concordância quanto ao paralelismo entre as duas versões e coerência das subseções - categorias e índice de validade de conteúdo entre 86 e 100%. Na pilotagem, confirma-se a eficácia das seções, sendo todas selecionadas, em maior ou menor grau. Esses resultados sugerem que ambas as versões corrigidas serão instrumentos eficazes para avaliar o teletrabalho e o trabalho remoto.

: teletrabalho; trabalho remoto; validade de conteúdo; validade por critérios de especialistas; índice de validade de conteúdo.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License