4 1O discurso organizador da perinatalidade na França de hoje 
Home Page  


Epistemo-somática

 ISSN 1980-2005

SCHAUDER, Claude. Prevenção precoce e rastreamento em psiquiatria infantil: a psicanálise tem algo a trazer ao debate atual?. Epistemo-somática []. 2007, 4, 1, pp.15-31. ISSN 1980-2005.

Confrontados com políticas de prevenção e rastreamento, que a psiquiatria moderna emprega em todo o mundo um pouco, e cada vez mais precocemente, podem os psicanalistas fazer outra coisa, além de tornar a comunidade científica, assim como os interventores sanitários1, atenta ao que eles estão, volens nolens2, associados e correm o risco de se tornarem cúmplices? Após ter lembrado certo número de argumentos suscetíveis de apoiar as análises epistemológicas, éticas e políticas destas iniciativas, nós esboçaremos um quadro, que acreditamos indispensável, com algumas pistas, para que os psicanalistas continuem a avançar, partindo da idéia de que, sustentando desde seu nascimento um ser humano na sua identidade, seu espaço, seu tempo, suas ascendências paterna e materna, oferecendo-lhe as mediações imaginárias que sustentam a simbolização das relações humanas, ou acompanhando-o no caminho que o conduzirá a inscrever suas relações com os outros pela palavra, podemos com freqüência evitar as complicações que levam geralmente a transtornos de relações precoces, ao fazer disso trabalho de prevenção.

: Psicanálise; Prevenção; Rastreamento; Transtornos de relação precoce; DSM.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License