4 1Do imaginário ao simbólico: o desabamento do sujeito frente à doença oncológicaa-Cessos ao real 
Home Page  


Epistemo-somática

 ISSN 1980-2005

LAZZARETTI, Claire Terezinha. Dádiva da contemporaneidade: doação de órgãos em transplante intervivos. Epistemo-somática []. 2007, 4, 1, pp.50-61. ISSN 1980-2005.

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a doação de órgãos para transplante intervivos. Há séculos a humanidade se preocupa em substituir tecidos ou órgãos com funcionamento deficiente por outros sadios. Os avanços farmacológicos e das técnicas de cirurgia de transplantes tornaram possível a troca de partes do corpo de um doador no corpo vivo de um receptor. Essa técnica médica pode simbolizar um tipo de imortalidade parcial, pois o desenvolvimento científico pode ser considerado como resposta a uma demanda coletiva frente à vulnerabilidade do ser humano. Neste sentido, nas condições atuais de desenvolvimento tecnológico e do saber médico, a dádiva adquire nova dimensão, a solidariedade, a generosidade e o altruísmo como justificativa do ato da doação de parte de seu corpo podem ser pensadas como uma das maneiras de o homem lidar com sua condição de desamparo.

: Dádiva; Doador vivo; Transplante.

        · | | | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License