4 1O consentimento informado na pesquisa em psicologia hospitalarCriança e discurso: a ética da psicanálise 
Home Page  


Epistemo-somática

 ISSN 1980-2005

COUTO, Luis Flávio Silva. O analista sinthoma: uma das funções do analista no hospital geral. Epistemo-somática []. 2007, 4, 1, pp.93-109. ISSN 1980-2005.

Trata-se da tentativa de formalizar uma função do analista no hospital geral que se coloca na vertente que vai além da escuta de um paciente. Reconhecendo a importância da escuta, este texto pretende apontar a existência de uma outra função, qual seja, a de permitir a organização de uma consistência de campos em um hospital, articulando-os com o quarto laço do último ensino de Lacan, isto é, do sinthoma. Procura-se apontar a função sinthoma do psicanalista no enlaçamento de demandas do corpo clínico, do corpo de funcionários, pacientes e familiares, entre outras. O embasamento teórico da proposta referida a elementos que não o RSI pode ser encontrado em Lacan, Quinet, Nominé, Alicia Arenas, Éric Laurent e Leonardo Gorostiza, citados no texto. Sustentando-se como elemento de amarração, deve o analista ser capaz de perceber o momento de considerar a sua função terminada quando os elementos em questão conseguirem outra forma de amarração. Nesse caso, o analista pode ser descartado da situação, deixando-se cair como resto.

: Psicanálise lacaniana; Hospital geral; Função do analista; Sinthoma.

        · | |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License