3 1Educação integrada e espaços de aprendizagens: diálogos entre escola e projeto socialEventos estressores e conduta social na adolescência 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

CASADO, Carla de Cassia Carvalho et al. Os fora-da-turma: um estudo de caso sobre os parceiros rejeitados em grupos de crianças. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2010, 3, 1, pp.12-22. ISSN 1983-8220.

Diferentes estudos demonstram haver diferenças significativas na forma de comportar-se das crianças rejeitadas socialmente. Assim, o presente artigo teve como objetivo discutir a rejeição social, em crianças de 3 a 4 anos de idade, numa turma de maternal de uma escola privada localizada no município de Belém do Pará. A metodologia envolveu entrevista sociométrica e observação comportamental. Os comportamentos foram classificados como Comportamento Pró-social e Comportamento Negativo e analisados conforme o índice de sociabilidade de cada membro do grupo. Os resultados indicaram que crianças preferidas tendem a apresentar mais comportamentos do tipo negativo do que pró-social, mas esses comportamentos são direcionados a determinadas crianças do grupo, enfatizando que a rejeição social ocorre por fatores inerentes a relações vivenciadas.

: Rejeição; Relação; Social.

        · | |     · |     · ( pdf )