3 1"Quem educa os educadores?": A autogestão e os processos de formação nas incubadoras tecnológicas de cooperativas popularesGênero e as práticas de gestão nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

DELFINO, Islania Andrade de Lira; LAND, Aline Grams    SILVA, Walmir Rufino da. The relationship between personal and organizational values compared to the principles of cooperativism. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2010, 3, 1, pp.67-80. ISSN 1983-8220.

O estudo da estrutura de valores define a natureza das crenças e dos princípios dominantes e o modelo motivacional característico de uma organização. Este estudo teve como objetivo investigar a relação entre valores pessoais e organizacionais percebidos pelos empregados de uma cooperativa em comparação com os princípios do cooperativismo. Nesse sentido, como fundamento teórico, os temas valores individuais, valores organizacionais, a integração entre eles e valores em cooperativas foram abordados, visando a nortear uma pesquisa quantitativa por meio de um estudo de caso descritivo. A coleta dos dados foi realizada junto aos empregados de uma organização cooperativa, utilizando-se como instrumentos de coleta o Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO) e o Questionário de Perfis de Valores (QPV). Os resultados apontaram que os valores dos empregados estão mais alinhados aos princípios internacionais do cooperativismo do que os valores organizacionais.

: Valores Pessoais; Valores Organizacionais; Valores em Cooperativas; Personal Values; Organizational Values; Values in Cooperatives.

        ·     · |     · ( pdf )