3 1A relação entre valores pessoais e organizacionais comparados aos princípios do cooperativismoO isomorfismo entre executivos nas maiores empresas brasileiras 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

PIRES, Fernanda Mendes et al. Gênero e as práticas de gestão nas melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2010, 3, 1, pp.81-94. ISSN 1983-8220.

O objetivo deste artigo é investigar práticas adotadas pelas empresas para o atendimento, atração e retenção das mulheres em seu quadro funcional. As organizações pesquisadas foram as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar. No aspecto metodológico, realizaram-se análises descritivas dos empregados e empresas, além de uma análise de conteúdo e descrição de frequências das práticas organizacionais. Enquanto algumas empresas negam as diferenças existentes entre homens e mulheres, outras adotam a perspectiva da valorização das diferenças, desenvolvendo ações, como: metas para contratação e promoção de mulheres, apoio ao equilíbrio entre vida familiar e carreira, e incentivo aos cuidados com a saúde. Constata-se que, ainda que o tema seja pauta de discussão e evolução na sociedade, as organizações têm desenvolvido de maneira lenta suas ações voltadas para esse público, mesmo aquelas que se destacam como as melhores para se trabalhar no Brasil.

: Mercado de Trabalho para Mulheres; Administração de Recursos Humanos; Gestão da Diversidade.

        · | |     · |     · ( pdf )