3 2As infâncias e suas crianças: jogando conversa (séria) foraTDAH: nível de conhecimento e intervenção em escolas do município de Floresta Azul, Bahia 
Home Page  


Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

MIRANDA, Rodrigo Lopes; BEGNIS, Juliana Giosa    CARVALHO, Alysson Massote. Brincar e humanização: avaliando um programa de suporte na internação pediátrica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2010, 3, 2, pp.160-174. ISSN 1983-8220.

Pesquisas em contextos nos quais podem ocorrer impactos no ciclo vital infantil são necessárias, uma vez que o desenvolvimento humano é ininterrupto. Um desses contextos é o de internação pediátrica. Este trabalho apresenta resultados de um programa de suporte teórico-prático em contexto de internação pediátrica, cujo foco foi o brincar como instrumento de intervenção terapêutica. Participaram do programa 16 profissionais de saúde de um hospital geral de uma capital brasileira. São apresentados os resultados de duas avaliações de aprendizagem e de uma avaliação de reação realizadas com os participantes. Os resultados sugerem que os participantes apresentam pouco conhecimento sobre as potencialidades do brincar em contexto de internação pediátrica; ademais, que eles o consideram somente como um recurso paliativo no atendimento às crianças internadas. Esses resultados apontam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para a efetiva implementação e valorização do brincar como instrumento de intervenção terapêutica em instituições hospitalares.

: Brincar; Desenvolvimento Humano; Humanização; Atendimento Pediátrico.

        ·     · |     · ( pdf )